Pular para o conteúdo Pular para rodapé

A Vila Cavalcante foi construída em 1965, durante o mandato do prefeito José Cavalcante, que doou o terreno com a fundação pronta para a construção de uma capela dedicada a São José. No entanto, o saudoso Bispo Dom Expedito decidiu que a capela deveria ser dedicada a São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis, devido à humildade da comunidade. Esse sonho manteve a esperança viva, embora não houvesse verbas provenientes de Roma para a construção de templos religiosos.

Em 1971, o Padre Levi Rodrigues, com a ajuda dos moradores voluntários que recebiam alimentos vindos da América em vez de pagamento em dinheiro, conseguiu erguer a capela. As paredes foram levantadas e, posteriormente, o telhado foi construído por meio de campanhas comunitárias. Em 1972, Frei Damião celebrou a primeira missa, e o Bispo determinou que a missa fosse celebrada todo dia 28 de cada mês. Inúmeras graças foram alcançadas por diversas pessoas, espalhando a devoção a São Judas Tadeu.

A primeira imagem de São Judas Tadeu foi doada pelo ex-prefeito Bivar Olinto de Melo e Silva, mas veio trocada pela imagem de São Simão, sendo então doada ao Cemitério São Judas Tadeu. Posteriormente, Dona Lourdes Ramos doou a imagem de São Judas Tadeu que até hoje é venerada.

Com o crescimento da Comunidade São Judas Tadeu, muitas pessoas contribuíram, entre elas Dionísio Mendes, Alice Gonçalves, Geraldo Lima, Antônia Cruz e Dona Neta, que foi um marco na comunidade, zelando com amor pela capela desde a sua construção até 1995, quando faleceu. Ela dedicou toda a sua vida ao serviço na Igreja de São Judas Tadeu, sem receber qualquer compensação financeira.

Hoje, graças ao esforço da comunidade e dos padres, especialmente o Pe. Francisco das Chagas, e com o apoio do Bispo Dom Gerardo Andrade Ponte (In Memoriam), foi possível erguer uma igreja ampla e moderna, capaz de acolher milhares de devotos provenientes de todas as partes do estado, de estados vizinhos e até do exterior. A antiga capela já não suportava mais a presença de tantos devotos de São Judas Tadeu.

A Festa de São Judas Tadeu ocorre anualmente de 18 a 28 de outubro, reunindo um grande número de devotos e visitantes que vêm pedir e agradecer pelas graças recebidas pela intercessão deste glorioso santo das causas impossíveis e desesperadas.


Hino a São Judas Tadeu

“Rogamos-te patrono
a tua intercessão,
Nas dores no abandono,
nas penas, na aflição.

São Judas consola
os pobres filhos teus,
que esperam e suplicam
a paz, o amor de Deus.

O teu nome esquecido,
queremos relembrar,
Torná-lo mui querido,
fazê-lo retumbar.

Se chora a nossa alma
premida pela dor,
A suspirar da calma,
derramas com amor.

Atende os nossos votos,
o céu é quem nos diz,
A graça aos teus devotos
teu Jesus prediz.”