Pular para o conteúdo Pular para rodapé

A finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho, conduzindo o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus revelado em Jesus Cristo. A catequese tem como objetivo principal levar à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão.

O fundamento da catequese encontra-se na Palavra de Deus, que expressa o mandato de Jesus de fazer discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os. Os apóstolos transmitiram as tradições recebidas do Senhor, exortando os fiéis a manter as tradições e combater pela fé transmitida uma vez para sempre. A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um depósito único da Palavra de Deus, transmitido à Igreja.

A Palavra de Deus, divinamente inspirada, é fundamental para a formação e convocação da Igreja. A catequese busca reviver a experiência originária de adesão ao Senhor, recordando o que Ele fez e ensinou, guardando Sua memória e conformando as atitudes à Sua mensagem.

A família cristã desempenha um papel crucial na educação na fé, sendo chamada a ser uma grande educadora na fé para a vida presente e futura. Os pais transmitem a fé aos filhos na simplicidade da vida cotidiana, testemunhando a salvação de Cristo no relacionamento com outros e na comunidade eclesial.

A catequese é um meio pelo qual Deus continua a se manifestar às pessoas, atualizando a revelação acontecida no passado. Os catequistas, ao transmitirem a Palavra de Deus e testemunharem sua fé na comunidade e no mundo, ressoam a experiência de Deus para seus irmãos.

O catequista não prega a si mesmo, mas a Jesus Cristo, sendo fiel à Palavra e à integridade de sua mensagem. Ele é um profeta, fazendo ecoar a Palavra de Deus na comunidade, tornando-a compreensível. A catequese significa ressoar a Palavra de Deus hoje, e a Igreja enfrenta o desafio de evangelizar o mundo atual, incluindo territórios onde está há mais tempo implantada, com uma paixão renovada pelo anúncio do Evangelho e pela formação de discípulos de Jesus Cristo.